terça-feira, 9 de julho de 2013

Na seqüência!

Como já sinalizava, a presidente Dilma anunciou ontem uma série de medidas relacionadas a saúde no Brasil:

Dentre as quais, determina a publicação de editais para preenchimento de vagas de médicos em regiões do país onde a nítida falta de profissionais, e nas quais os médicos brasileiros não procuram atuar.  Para tanto criou incentivos e remunerações diferenciadas.

Autorizou também a contratação de médicos estrangeiros, para as vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros, medida urgente e necessária, que recebe forte reação das corporações de médicos em prol de uma reserva de mercado e manutenção de privilégios em detrimento da saúde da população.

Mais Médicos - Uol Notícias

Além disso o Ministério da Educação de forma pertinente estabeleceu que médicos que estão concluindo o curso, devem atuar por dois anos nos serviços públicos, algo essencial e adequado principalmente para os oriundos de universidades federais, assegurando remuneração diferenciada para os que vão prestar este serviço.

Médicos estrangeiros começam a trabalhar no Brasil em setembro - Em.com 08.07

Dilma anuncia Programa mais Médicos visando atrair estrangeiros - Correio Braziliense 08.07

Costumeiramente alguns veículos criticam as ações do governo e o SUS, mas ressalvando as evoluções e melhorias necessárias, o Sistema Único de Saúde atende gratuitamente a maioria da população brasileira, algo que não é assegurado em muitos países como EUA, e alguns europeus, e em especial com especialidades e técnicas sofisticadas, que nem alguns hospitais privados oferecem, e que no exterior são serviços pagos.  No SUS ainda há uma série de distorções e falhas a corrigir, e alguns serviços deveriam ser pagos (tais como cirurgias e tratamentos para mudança de sexo, menos essenciais considerando-se outras áreas da saúde e medicina custeadas pelo sistema), para poder assistir mais adequadamente a necessidade de oferecer serviços prioritários e de urgência como maior quantidade de leitos de UTI e mais assistências e serviços de internação e tratamento de câncer e outros males despendiosos, ou alguns modalidades de cirurgias e técnicas avançadas ainda não contempladas pelo SUS.  

Padilha diz que governo está seguro sobre a legalidade do Programa Mais Médico - Agência Brasil 09.07

Diferente de outros momentos da política e de outros governos, a presidente Dilma tem dado respostas ao anseio da sociedade e até aos recentes protestos, enfrentando questões e problemas cruciais, onde há muito corporativismos e interesses envolvidos e que dificultam as soluções como no caso da saúde e que envolvem as associações de médicos.  Claro que há muitos outros problemas relacionados também as más administrações, ao jogo político e aos interesses de grupos privados que se beneficiam de esquemas de vantagens e corrupções.  Mais a democracia pressupõem a ação do povo para cobrar, mas também para reforçar as iniciativas de governo que tenham mérito, e esta é uma delas.

----------------------------------------------------

No bojo das ações e mudanças o Congresso pode atropelar os interesses nacionais e da população!

Ainda relacionado aos eventos recentes, há uma outra questão muito importante a ser levantada, trata-se da aprovação pelo Congresso Nacional de projeto que objeto de pressão pelas associações de médicos e que estabelece o ATO Médico, que dá maior poder aos médicos no sentido de ampliar sua área de exercício, algo que precisa ser considerado com cautela e que pode limitar a atuação de outros profissionais qualificados como outros profissionais de nível técnico e superior envolvidos com as áreas da saúde, a exemplo de enfermeiros, que também podem em determinadas condições realizar atendimentos como triagem e prescrições, acompanhar e realizar visitas em equipes de saúde da família, realizar vacinação e outras atividades para as quais são qualificados até de forma mais adequada de que médicos.

Com o projeto proposto muitas das atividades relacionadas a profissionais de saúde que não exercem a medicina, podem ser exclusivas dos médicos como forma de reservar o mercado profissional para estes, e assim impedir a ampliação do atendimento de saúde e funcionamento das equipes multidisciplinares em ambientes hospitalares, o que poderia criar situações ainda mais caóticas para pascientes e equipes de saúde.

Muitas outras associações profissionais ligadas a saúde pedem o VETO do projeto pela presidente Dilma, e mesmo alguns médicos e associações tem ressalvas quanto ao projeto aprovado, o que nós acreditamos ser o suficiente  para que a sociedade se manifeste em defesa do VETO presidencial e pela preservação das atribuições de outros profissionais de saúde como os ENFERMEIROS!

Conselho Nacional de Saúde pede que Dilma vete o Ato Médico - Agência Brasil 08.07

Em cerimônia, plateia pede que Dilma vete Ato Médico - Estadão 08.07

----------------------------------------------------

Por último vamos retomar algumas considerações feitas sobre a falta de respeito aos direitos dos homens, como o que assegurado ao acesso a informação e a comunicação sem restrições, policiamento e ou monitoramento com fins clandestinos e ilegais, assegurado nas instâncias do direito internacional e em princípios defendidos pela ONU.

Tratamos da violação clara de soberania e direitos de cidadãos promovidas pelos EUA, e alguns outros e recentemente divulgadas pelo ex-agente da CIA, Snowden.

Tratamos aqui mesmo das ações clandestinas patrocinadas por Obama, NSA, CIA e financiadores.

Devemos nos manifestar contra tais ações inclusive com a colaboração de empresas ligadas as redes sociais, e alguns governos, são atos criminosos que atentam contras as liberdades!.

 Brasil pede esclarecimentos aos EUA após denuncia de espionagem--Patriota - Reuters 07.07

Itamaraty vê com preocupação denúncia de espionagem - Yahoo 07.07

Câmara aprova moção de repúdio aos EUA - Yahoo 09.07

Foto Snowden - Maximumpc.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário